Páginas

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Nota de Repúdio

Repúdio esse e qualquer ato contra a imagem da capoeira, nossa capoeira é patrimônio imaterial da cultura negra no Brasil, não podemos misturar as coisas, eu como contra mestre de capoeira, que ja a pratico a mais que 20 anos tenho obrigação de expressar meu imenso despresso a forma como alguns se aproveiram da capoeira para fazer dela um meio de lugar para praticas de pedofilia ou sexista.

Meu trabalho é sério, não compactuo com esse tipo de comportamento, a cultura negra já é constantemente discriminada, muitas vezes  por vir da cultura negra.

Precisamos falar sobre o papel da capoeira enquanto mecanismo afrocentrado, de resistência de um povo, eu espero que essas pessoas citadas a cima sejam julgadas e paguem pelo que fizeram.

Venho de outra visão de capoeira, uma visão alicerçada no que a capoeira oferece enquanto lugar de vivências africanas experienciadas fora de africa.

Que os culpados paguem e que a capoeira não receba a carga negativa de um comportamento que não condiz com o que ela representa para muitos de nós capoeistas negros e descentendende de uma historia de luta, nós somos representações e nossas vozes tem que ecoar de forma a criar laços de luta contra essa ou qualquer forma de tratativa prática da capoeira com fins maléficos.

A expressão salve a capoeira nunca fez tanto sentido como agora, então peço que esse salve venham com mais força contra essa onda que virar com tudo.

Salve a capoeira

C.mestre Denis Angola

2 comentários: