segunda-feira, 18 de julho de 2011

Capoeira e Processo Criativo




Capoeira e Processo Criativo para Dança.

Durante meus estudos da Dança da Universidade Federal de Alagoas tive a oportunidade ampliar o conhecimento sobre a dança a partir da capoeira, com projetos que tinha perspectiva de unificar técnicas da capoeira para composição de espetáculos de dança entre os anos de 2009 a 2011. Foi nesse período que pensei num projeto de experimentação dessa unificação, dança contemporânea e capoeira.
Estudei técnicas de contato improvisação, técnica que nasceu nos EUA, no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática e o estudo do movimento de Rudolf Laban, nasceu em 1879 em Bratislava Hungria, e morreu em 1958. Desenvolveu uma forma de dança Expressionista em que o objetivo principal residia na expressão das emoções e hoje é considerado um dos maiores teóricos da dança, e pude estudar as técnicas Klauss Vianna na década de 60 no Brasil, ficou conhecida como um trabalho de consciência corporal, tema que foi base de minha formação graduado em dança.
Apesar de não ser especialista profundo desses teóricos, conhecer e estuda-los no curso de dança foi importante, pois com a capoeira pude encontrar conexão entre prática e teoria, com isso desenvolvi uma oficina de Capoeira e Processo Criativo de Dança e a partir da musicalidade, expressividade, movimento e comunicação rítmica corporal que a capoeira produz.
Ressalto aqui que pensar numa outra perspectiva da capoeira, que não apenas a luta, e conectar-se diretamente com contato-improvisação, dança expressionista, consciência corporal com o próprio universo da capoeira não foi fácil, mais fez contemplar momentos de muito conhecimento e prazer. Produzir dança é produzir conhecimento em seu corpo, e em contato com o movimento do outro e a capoeira faz isso com perfeição.
Apliquei essa oficina no projeto de extensão, assim como em congressos acadêmicos e festivais de dança no Brasil e em Portugal, a partir dessa conectividade entre capoeira e dança, montei um solo de dança chamado Urucungo, onde a base era a música e a dança da capoeira, Urubumbaguele, toda a base de movimento foi da capoeira regional, e por fim o Espetáculo de dança Saravá.
No Espetáculo Saravá, essa conexão entre capoeira, contato improvisação e direção artística a partir dos elementos da natureza, a água, a argila e a palhas de bananeira, assim como os cantos de tradições indígenas e a dança toré, e movimentos de capoeira e dança afro trouxe-me ao universo da dramaturgia da dança.
A oficina de Capoeira e Processo Criativo para a Dança é um trabalho na perspectiva de facilitar na busca do autoconhecimento e entendimento corporal, assim como estrutural do corpo para execução de movimentos de dança e da própria capoeira, com consciência corporal e percepção de espaço e movimento a partir da linguagem da Capoeira.




C.m. Denis Angola

4 comentários:

  1. porque não consigo implantar capoeira no meu municipio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o municipio que vc se refere?

      Acredito que é facil dizer se eu souber de qual mucipio vc esta falando.

      Denis

      Excluir
  2. Isso aí Cm.Dennis, parabéns pelo belíssimo trabalho!!!

    ResponderExcluir