Capoeira e Processo Criativo para Dança.
Durante meus
estudos da Dança da Universidade Federal de Alagoas tive a oportunidade ampliar
o conhecimento sobre a dança a partir da capoeira, com projetos que tinha
perspectiva de unificar técnicas da capoeira para composição de espetáculos de
dança entre os anos de 2009 a 2011. Foi nesse período que pensei num projeto de
experimentação dessa unificação, dança contemporânea e capoeira.
Estudei
técnicas de contato improvisação, técnica que nasceu nos EUA, no início
da década de 70, com Steve Paxton, e
é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e
democrática e o estudo do movimento de Rudolf
Laban, nasceu em 1879 em Bratislava Hungria, e morreu em 1958. Desenvolveu
uma forma de dança Expressionista em que o objetivo principal residia na
expressão das emoções e hoje é considerado um dos maiores teóricos da dança, e
pude estudar as técnicas Klauss Vianna na
década de 60 no Brasil, ficou conhecida como um trabalho de consciência
corporal, tema que foi base de minha formação graduado em dança.
Apesar de não
ser especialista profundo desses teóricos, conhecer e estuda-los no curso de dança
foi importante, pois com a capoeira pude encontrar conexão entre prática e
teoria, com isso desenvolvi uma oficina de Capoeira e Processo Criativo de Dança
e a partir da musicalidade, expressividade, movimento e comunicação rítmica
corporal que a capoeira produz.
Ressalto aqui
que pensar numa outra perspectiva da capoeira, que não apenas a luta, e
conectar-se diretamente com contato-improvisação, dança expressionista,
consciência corporal com o próprio universo da capoeira não foi fácil, mais fez
contemplar momentos de muito conhecimento e prazer. Produzir dança é produzir
conhecimento em seu corpo, e em contato com o movimento do outro e a capoeira
faz isso com perfeição.
Apliquei essa
oficina no projeto de extensão, assim como em congressos acadêmicos e festivais
de dança no Brasil e em Portugal, a partir dessa conectividade entre capoeira e
dança, montei um solo de dança chamado Urucungo,
onde a base era a música e a dança da capoeira, Urubumbaguele, toda a base de movimento foi da capoeira regional, e
por fim o Espetáculo de dança Saravá.
No Espetáculo
Saravá, essa conexão entre capoeira, contato improvisação e direção artística a
partir dos elementos da natureza, a água, a argila e a palhas de bananeira,
assim como os cantos de tradições indígenas e a dança toré, e movimentos de
capoeira e dança afro trouxe-me ao universo da dramaturgia da dança.
A oficina de
Capoeira e Processo Criativo para a Dança é um trabalho na perspectiva de facilitar
na busca do autoconhecimento e entendimento corporal, assim como estrutural do
corpo para execução de movimentos de dança e da própria capoeira, com
consciência corporal e percepção de espaço e movimento a partir da linguagem da
Capoeira.
C.m. Denis Angola
porque não consigo implantar capoeira no meu municipio.
ResponderExcluirQual o municipio que vc se refere?
ExcluirAcredito que é facil dizer se eu souber de qual mucipio vc esta falando.
Denis
Obrigado
ExcluirIsso aí Cm.Dennis, parabéns pelo belíssimo trabalho!!!
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