Contra Mestre Denis Angola




ATUAÇÃO E FORMAÇÃO COMO PROFESSOR DE CAPOEIRA E ARTÍSTICA

Denivan Costa de Lima, mais conhecido como Denis Angola, é Contra-Mestre de capoeira. Iniciou na prática em 1998 na cidade de Maceió no Estado de Alagoas, Brasil. Graduado em Artes no Curso de Dança Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2011), desenvolveu diversos projetos extensões com capoeira na Universidade. Com formação na área de Artes com ênfase em dança, atua principalmente nos seguintes temas: capoeira, educação e cultura, dança e ancestralidade, memória e articulação social. Trabalhou como educador em diversas instituições governamentais, como por exemplo: Secretaria de Educação do Estado de Alagoas como agente cultural; Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas como professor de capoeira/dança; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI e Projovem no município de Messias/AL; Instituto de Desenvolvimento Social e Humano – ADESH; Centro de Belas Artes – CENART; e Museu Théo Brandão.

Por reconhecimento de suas contribuições com a educação através da capoeira no dia 5 de Dezembro de 2017 recebeu o titulo de comendador pela ações realizada em Maceió, a Comenda Zumbi dos Palmares pela câmara dos vereadores de Maceió pelos serviços prestado a cidade com a prática da capoeira.

WORK AND EDUCATION AS A CAPOEIRA AND ARTS TEACHER

Denivan Costa de Lima, better known as Denis Angola, is a Contra-Mestre of capoeira. He started practicing capoeira in 1998 in the city of Maceió in the state of Alagoas, Brazil. Denis Angola graduated in Dance Arts from the Federal University of Alagoas (UFAL) in 2011, where he developed several capoeira-related projects within UFAL. Trained in arts with an emphasis on dance, Denis Angola has gained work experience in the following areas: capoeira, education and culture, dance and ancestry, memory and social articulation. He has worked as an educator for several governmental institutions, such as: Education Secretary of the State of Alagoas as a cultural agent, Secretary of Culture of the State of Alagoas as a teacher of capoeira / dance, Program for the Eradication of Child Labor - PETI and Projovem in the municipality of Messias / AL, Institute of Social and Human Development - ADESH, The Center of Fine Arts - CENART, and Théo Brandão Museum.

On the 5th of December 2017 Denis Angola received the title of a commander - the Comrade Zumbi dos Palmares - by the chamber of the city counsel of Maceió as a recognition for his contributions to education in the practice of capoeira as well as for the work performed in the city of Maceió.



TYÖKOKEMUS JA KOULUTUS CAPOEIRAN JA TAITEEN OPETTAJANA

Denivan Costa de Lima – tunnetaan paremmin nimellä Denis Angola, on capoeiran contra-mestre. Hän aloitti capoeiran harjoittamisen vuonna 1998 Maceión kaupungissa Alagoasin osavaltiossa, Brasiliassa.
Denis Angola valmistui Alagoasin yliopistosta (UFAL) pääaineenaan tanssitaide vuonna 2011. Opintojensa aikana hän kehitti useita capoeiraan liittyviä hankkeita, joiden jatkoprojektit ovat kerräyttäneet työkokemusta taiteen – pääpainotteisesti tanssitaiteen parissa, sekä muun muassa seuraavien alojen saroilta: capoeira, opetustyö, kulttuuri, tanssi ja syntyperä, muisti sekä sosiaalinen artikulaatio. Hän on työskennellyt kouluttajana useissa valtion laitoksissa, muun muassa Alagoasin osavaltion opetustoimen kulttuuriagenttina, capoeira- ja tanssinopettajana Alagoasin osavaltion kulttuuriministeriössä. Lisäksi hän on työskennellyt muun muassa lapsityövoiman poistamiseen keskittyvässä ohjelmassa PETI:ssä ja Projovem:issa, Alagoasissa, Messiaksen kunnassa, Sosiaalisen ja inhimillisen kehityksen instituutissa – ADESH:issa, CENART:in kuvataidekeskuksessa ja Théo Brandão –museossa.

Maceión kaupunginvaltuusto myönsi Denis Angolalle Comrade Zumbi dos Palmares -komentajan arvonimen 5. joulukuuta 2017 tunnustuksena capoeiran ja koulutuksen eteen tehdystä työstä Maceion kaupungissa.

Capoeira e Processo Criativo de Dança.

Durante meus estudos da Dança da Universidade Federal de Alagoas tive a oportunidade ampliar o conhecimento sobre a dança a partir da capoeira, com projetos que tinha perspectiva de unificar técnicas da capoeira para composição de espetáculos de dança entre os anos de 2009 a 2011. Foi nesse período que pensei num projeto de experimentação dessa unificação, dança contemporânea e capoeira.

Estudei técnicas de contato improvisação, técnica que nasceu nos EUA, no início da década de 70, com Steve Paxton, e é associada ao movimento de contra-cultura por ser uma dança igualitária e democrática e o estudo do movimento de Rudolf Laban, nasceu em 1879 em Bratislava Hungria, e morreu em 1958. Desenvolveu uma forma de Dança Expressionista em que o objectivo principal residia na expressão das emoções e hoje é considerado um dos maiores teóricos da dança, e pude estudar as técnicas Klauss Vianna na década de 60 no Brasil, ficou conhecida como um trabalho de consciência corporal, tema que foi base de minha formação graduado em Dança.

A pesar de não ser especialista profundo desses teóricos, conhecer e estudar eles no curso de Dança foi importante, pois com a capoeira pude encontrar conexão entre prática e teoria, com isso desenvolvi uma oficina de Capoeira e Processo Criativo de Dança e a partir da musicalidade, expressividade, movimento e comunicação rítmica corporal que a capoeira produz.

Ressalto aqui que pensar numa outra perspectiva da capoeira, que não apenas a luta, e conectar-se diretamente com contato-improvisação, dança expressionista, consciência corporal com o próprio universo da capoeira não foi fácil, mais fez contemplar momentos de muito conhecimento e prazer. Produzir dança é produzir conhecimento em seu corpo, e em contato com o movimento do outro e a capoeira faz isso com perfeição.

Apliquei essa oficina no projeto de extensão, assim como em congressos acadêmicos e festivais de dança no Brasil e em Portugal, a partir dessa conectividade entre capoeira e dança, montei um solo de dança chamado Urucungo, onde a base era a música e a dança da capoeira, Urubumbaguele, toda a base de movimento foi da capoeira regional, e por fim o Espetáculo de dança Saravá.

No Espetáculo Saravá, essa conexão entre capoeira, contato improvisação e direção artística a partir dos elementos da natureza, a agua, a argila e a palhas de bananeira, assim como os cantos de tradições indígenas, e movimentos de capoeira e dança afro trouxe-me ao universo da dramaturgia da dança.

HISTÓRICO DO GRUPO/ALAGOAS


O Centro de Capoeira Lua de São Jorge foi inaugurado primeiro como um projeto de capoeira nas escolas no início dos anos 2000, em Maceió - AL.

Grupo fundado por Denivan Costa de Lima, Contramestre Denis Angola, iniciou aulas de Capoeira pela Secretaria de Educação de Alagoas – SEEE. Coordenadoria da ação Cultural (CORAC), como Agente Cultural: Professor de Capoeira, Escola Estadual Theonilo Gama, Bairro – Jacintinho -  2003 a 2004 e Agente Cultural: Professor de Capoeira, Projeto Escola Aberta, Escola Estadual Geraldo Melo, Bairro - Graciliano Ramos – 2004-2009.

Realizou aulas de Capoeira no Grupo União Espírita Santa Bárbara GUESB, no Village Campestre II em Maceió, em 2005 - 2006, também  no Instituto Girassol de Desenvolvimento Social, Professor de Capoeira – Cidade de Boca da Mata – 2006-2007, Centro de Estudos ambientais São Bartolomeu – CEASB, Professor de Capoeira, Bairro: Jacarecica – 2004-2006,  Instituto de Desenvolvimento Social e Humano – IDESH, Coordenador Cultural do Projeto Segundo Tempo: Professor de Capoeira/Dança – 2010-2011, em 5 Escolas Estaduais – Maceió - AL.Também foi professor na Cidade de Messias pela Prefeita Municipal de Messias, no projeto PROJOVEN e Programa de Erradicação do Trabalho infantil – PETI.

O Centro de Capoeira Lua de São Jorge fez algumas parcerias com projetos de educação como Projeto Mais Educação, Projeto Escola Aberta e Programa Segundo Tempo.

Histórico

O nome Centro de Capoeira Lua de São Jorge, surgiu em 2006, em parceria com Mestre Ulisses Cangaia, onde criei o grupo por existirem muitos alunos capoeiristas procurando fazer parte de um grupo de capoeira. Em 2007 o Centro foi contemplada pelo  Prêmio Capoeira Viva, em 2007, Projeto Potencial Capoeira, pelo Ministério da Cultura e promovido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), onde foi desenvolvido trabalho com jovens na periferia do bairro do Jacintinho em Maceió e Village Campestre.



Eventos do realizados pelos Centro de CApoeira Lua de São Jorge


  • Em 2006 realizou o I Encontro de Capoeira, Batizado e Troca de Cordas na Escola Geraldo Melo, no bairro Graciliano Ramos.

  • Em 2009 realizou o II Encontro de Capoeira no Centro, Batizado e Troca de Cordas  no Centro de Belas Artes - CENARTE, em parceria com a Secretaria de Cultura de Alagoas - SECULT, onde era contratado como professor de Capoeira e História pelo Pontão de Cultura.

  • Em 2014, 1° Dendê Cultural, Batizado, troca de cordas e Lançamento do CD, São Bento.

  • Em 2014, o Lançamento da Orquestra de Berimbaus D´Urucungo, na Festa de Meados - Taquarana no  Quilombo Lunga.

  • Em 2015 2° Dendê Cultural, Batizado e Troca de Cordas, Batizado e Troca de Cordas.

  • Em 2016 1° Vivência Oca do Saber -  Wassu Cocal - Toré e Capoeira.

  • Em 2016, 1° Batizado no Caps - Batizado e Palestra sobre saúde mental.

  • Em 2016 Projeto Roda na Praça do Village Campestre.

  • Em 2016, 3° Dendê Cultural - Festival de Musicas de Capoeira - Feijoada, Batizado e Troca de Cordas.

  • Em 2017, 4° Dendê Cultural -  Feijoada Beneficente, Ong Graciliano é uma Graça.

  • Em 2017, 2° Vivência de Capoeira - Oca do Saber - Oficinas e Gravação do CD Índios - Toré e Capoeira - 2017.

  • Em 2017 I Oficina de Toques de Berimbaus no Museu Théo Brandão.

  • Em 2017, 1° Dendezinho Cultural - Associação da criança e do adolescente da Chã de Bebedouro - ACACB - 2017 - Batizado e Troca de Cordas.

  • Em 2019,  2° Dendezinho Cultural - Associação da criança e do adolescente da Chã de Bebedouro - ACACB - 2019 - Batizado e Troca de Cordas.


Atualmente o Centro de Capoeira tem realizado aulas de capoeira no CT - Centro de Treinamento no Bairro do Village Campestre II com o Professor Gonzaga, Associação da criança e do Adolescente da Chã de Bebedouro - ACACB, Professor Indio e no projeto Oca do Saber em Wassu Cocal com o Professor Sombra.









Nenhum comentário:

Postar um comentário